Notícias

Segurança do Carnatal contará com mais de 200 policiais e reforço na Lei Seca

Representantes da Segurança Pública e da Destaque Promoções se reuniram na manhã desta quarta-feira (23) para definir os últimos detalhes do Plano de Segurança para o Carnatal 2016 que acontece de 1 a 4 de dezembro, em Natal. A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas circulem no período do evento, sendo destes 12 mil turistas.
 
Polícia Mililtar
 
O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) irá realizar patrulhamentos na parte externa do evento, distribuindo um efetivo diário de 178 policiais a pé, com motocicletas, viaturas e a cavalo, nos locais considerados mais críticos. Já o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) contará com o emprego de 25 militares e 11 viaturas para a execução das operações “Zero Alcool” e “Motociclo” e ações de blitzen em geral.
 
“A finalidade da Polícia Militar no Carnatal é prevenir e reprimir práticas delituosas, com atuação ostensiva dos policiais na área externa e imediações do evento visando garantir a ordem e a tranquilidade pública na área da folia e adjacências”, disse o comandante do CPM, Coronel Jair Junior.
 
Polícia Civil
 
A Polícia Civil irá instalar uma delegacia móvel na Avenida Prudente de Morais para atuar exclusivamente no evento e contará com um total de 16 policiais diariamente para agilizar Autos de Prisão e Apreensão em Flagrante Delito, Termos e Boletins Circunstanciados de Ocorrências, Boletins de Ocorrência, entre outros procedimentos. Além disso, as Delegacias Especializadas em Narcóticos, Furtos e Roubos de Veículos e Defesa da Criança e Adolescente realizarão, diariamente, no local do evento, trabalhos específicos nas suas áreas de atribuição.
 
“A Delegacia especializada em Atendimento ao Turista também funcionará diariamente, acompanhando o horário de funcionamento do Praia Shopping para registrar boletins de ocorrências e prestar informações aos turistas e a Delegacia de São Gonçalo do Amarante designará, durante os quatro dias, um Agente de Polícia para permanecer no aeroporto, especialmente nos horários de chegada dos voos, visando atender aos turistas”, destacou a delegada Sheila Freitas, diretora de Polícia Civil da Grande Natal.
 
Corpo de Bombeiros
 
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) já está trabalhando para o Carnatal desde o início do mês por meio do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) responsável pela análise do projeto e vistoria do evento.
 
“A análise do projeto da Destaque já está bem adiantado faltando pequenos ajustes. Acreditamos que na próxima segunda-feira (28) já estaremos realizando as primeiras vistorias na estrutura física e nos trios elétricos”, disse o subcomandante, Coronel Laurêncio Aquino. Durante o Carnatal, os bombeiros estarão com um Auto Bomba Taque e uma viatura de resgate nas proximidades do ginásio do DED, no bairro de Candelária, para diminuir o tempo resposta em caso de acionamento.
 
PRF
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará atuando integrada as forças estaduais de segurança com reforço na fiscalização na BR 101, interditando vias próximas ao viaduto do quarto centenário e em operações da Lei Seca com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Seis viaturas do órgão permanecerão concentradas na área do evento, onde também serão realizados patrulhamentos para coibir a prática de furtos e roubos.
 
SAMU 192 Natal
 
O Serviço Móvel de Urgência de Natal (SAMU 192 Natal) contará no período do Carnatal com cinco unidades de suporte básico e duas de suporte avançado para atender a capital potiguar. O órgão também atuará exclusivamente na área externa em possíveis ocorrências de acidentes de trânsito que possam surgir. O Samu também dispõem de um plano de atendimento a múltiplas vítimas que poderá ser acionado em casos extremos. A Central de Regulação do Samu funciona no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública em contato direto com as forças estaduais de segurança. O órgão também possui contatos frequentes com os hospitais de referência da cidade para casos de urgência.
 
Operação Lei Seca
 
O DETRAN estará com 26 profissionais para implementar a Operação Lei Seca durante os quatro dias de Carnatal. Pelo menos cinco pontos estratégicos de blitz já estão definidos. A meta do órgão é reduzir o número de acidentes com uma maior ação preventiva. Além de uma campanha publicitária de orientação ao condutor e foliões, o DETRAN em parceria com a PMRN e PRF pretende realizar 1000 testes de bafômetros por dia e o monitoramento eletrônico de 1000 veículos por dia.