Notícias

Secretaria de Segurança Pública inicia Operação Carnatal 2015 nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) coloca em ação de hoje (3) até o próximo domingo (5) a Operação Carnatal 2015, que se concentrará no entorno do Arena das Dunas. A Operação conta com ações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, ITEP-RN, Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAer), Detran-RN, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público (MP), Força Nacional, SAMU Natal e STTU.

“Esse é o primeiro ano que não teremos policiais fardados dentro do Carnatal, mas reforçaremos o policiamento nos locais de maior concentração popular, de forma a garantir a segurança dos foliões, bem como da população que mora nas proximidades de onde está sendo realizado o evento. Será uma ação integrada de todos os órgãos que compõem a segurança pública no Rio Grande do Norte”, destaca o secretário adjunto Caio Bezerra.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), atuará na área interna e externa da festa. No Setor Interno da Arena das Dunas funcionará o Centro de Comando Operacional (CCO), o Setor de Triagem e o Setor de Achados e Perdidos, com um efetivo de 20 militares por dia. No setor externo (1º e 2º perímetros), a PM atuará com policiamento a pé, por meio da cavalaria, das viaturas e de motocicletas, com um efetivo de 190 militares diariamente. O policiamento externo será realizado entre a Rua Raimundo Chaves e a Avenida Miguel Castro, cobrindo a Avenida Prudente de Morais e a BR-101

A Polícia Civil, contará com uma delegacia móvel na área do evento, além de quatro delegados, oito escrivães e 62 agentes atuando na Operação Carnatal das 16h às 6h. Além disso, as Delegacias de Plantão da zona Norte e da Zona Sul estarão aberta, concomitantemente, dando suporte às demais ocorrências.

A Delegacia Especializada do Combate ao Narcotráfico (Denarc), Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículo e Cargas (Deprov), Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) realizarão, diariamente, no local do evento, trabalhos específicos nas suas áreas de atribuição. A Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (DEATUR) também dará suporte ao turista no Praia Shopping.

Em relação ao adolescente e a criança vítimas de agressão, o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas de Paiva, informou que haverá, durante os quatro dias de festa, um plantão permanente no Fórum Miguel Seabra Fagundes, para atender as ocorrências.

O Corpo de Bombeiros Militar também estará presente no Carnatal com o trabalho de prevenção e combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalar e salvamentos na área do evento. Além dos caminhões, caminhonetes e ambulâncias, o CBM terá um efetivo diário de 20 militares.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Educação, atuará com ações de caráter de fiscalização – por meio da blitz da Lei Seca e blitz eletrônica – e educativo, com stands com simulador de alcoolemia e comandos itinerantes (grupos de teatro e equipe de educação com abordagens). A projeção é que cerca de 10 mil veículos sejam monitorados diariamente.