Notícias

Está chegando o Carnatal 2015: confira 10 curiosidades sobre a maior micareta do Brasil

1 – Além de ser considerada uma das maiores micaretas do país, o Carnatal é um dos únicos carnavais fora de época do Brasil a ser realizado ainda como uma festa de rua. Apesar de, atualmente, ser indoor – no estacionamento do Arena das Dunas – a folia continua com as mesmas características de quando percorria as ruas da cidade.

 

2 – Em seus primeiros anos, o Carnatal distribuía para os foliões um item que se tornaria marcante para a festa: o mamãe sacode. Nas imagens antigas do evento, a animação era total com o bastão enfeitado com fitas coloridas.

 

3 – Os mais antigos lembrarão. Antes de ser conhecido como abadá, os trajes dos foliões eram chamados de mortalha. Isso mesmo.

 

4 – Outra curiosidade envolvendo a antiga mortalha é que, nos primeiros anos de Carnatal, a mesma roupa era utilizada em todos os dias da folia. Apenas nos eventos seguintes é que foram criados um abadá para cada dia.

 

5 – Antes de ser transferido para os arredores do antigo Machadão – atual Arena das Dunas – o Carnatal percorria as ruas de Petrópolis. Após o rápido crescimento da festa, o local precisou ser alterado.

 

6 – Ainda em Petrópolis, nasceram os primeiros blocos infantis da folia, entre eles: o BabyKoka – com Netinho -, e o Papãozinho – com Ricardo Chaves.

 

7 – A festa já foi encerrada por vários artistas, como Netinho e Chiclete com Banana. Mas, nos últimos anos, o cantor Ricardo Chaves tem feito questão de finalizar o corredor da folia. Em 2015, a programação consta o bloco Vumbora, com Bel Marques, como última atração. Mas, em seu instragram oficial, Ricardo deixou uma mensagem enigmática: "A festa do Bicho vai até 1h da madrugada, com encerramento exclusivo para os foliões do bloco." É esperar para conferir o que vem por aí.

 

8 – Todo folião há de concordar: o Bicho é a cara de Ricardo Chaves. Mas, o que poucos lembram é que o bloco já teve outra estrela da música baiana como atração: Daniela Mercury.

 

9 – A primeira vez que o bloco Jerimum participou do Carnatal, em 1991, ainda era chamado Jerimum Pool e teve como atração a Banda Beijo – que tinha como vocalista ninguém menos do que Netinho. Apenas nos anos seguintes o artista passou a puxar o Bikoka, já fora da banda. Somente depois de Netinho é que o Jerimum passou a ter Asa de Águia no comando.

 

 

10 – Durante alguns anos a prévia do Carnatal era realizada um final de semana antes da folia. Blocos alternativos percorriam o mesmo trajeto da folia durante o sábado e domingo anterior a festa. Os mais conhecidos eram o bloco Virgulino, A Barca e Colônia Pinel.